ROTOMOLDAGEM
A Rotomoldagem (ou Moldagem Rotacional) é um processo de moldagem de plástico altamente versátil que permite o desenvolvimento e fabricação de produtos em pequenas e média escala com custos bastante reduzidos.
O processo de rotomoldagem é ideal para a produção de peças ocas de grande porte, bem como de peças com dimensional reduzido quando a configuração não possibilita sua produção através dos demais processos.
Os índices de produção são relativamente baixos, visto que a produção é demorada se comparada com os demais processos.
No processo de rotomoldagem, o material termoplástico é inserido na cavidade do molde, em forma de pó, em quantidade adequada para atender os requisitos de espessura do produto.
Este molde é fechado, colocado em um forno e girado vertical e horizontalmente. O molde que, continua girando, distribui o material em início de fusão sobre suas paredes por efeito da força centrífuga, formando uma película. Após um determinado período, o molde é retirado do forno e resfriado para manutenção da forma desejada da peça. Ao final, o produto é retirado do molde, na maioria das vezes de forma manual.